1 Hotels | Uma rede de hotéis eco-friendly

Os hotéis da 1 Hotels já nasceram sustentáveis

Imagine uma marca de hotéis que tem a natureza como inspiração? Que leva a sério a sustentabilidade até nos mínimos detalhes? Sim, ela existe e se chama 1 Hotels, que nasceu com a missão de construir hotéis socioambientalmente responsáveis.

Atualmente, seu portfólio conta apenas com três empreendimentos: 1 Hotel South Beach (Miami) e 1 Hotel Central Park e 1 Hotel Brooklyn Bridge (Nova York). Em maio, a rede vai inaugurar o 1 Hotel West Hollywood (Los Angeles).

Conhecer uma das propriedades da 1 Hotels já estava nos meus planos há algum tempo, e na minha viagem a Nova York, em setembro, escolhi o 1 Hotel Brooklyn Bridge como uma das minhas opções de hospedagem na cidade. Como o próprio nome já diz, o 1 Hotel Brooklyn Bridge fica ao lado da famosa ponte homônima, que liga Manhattan ao bairro do Brooklyn, e bem em frente ao parque.

O hotel tem uma localização privilegiada – você está fora da agitação de Manhattan mas ao mesmo tempo próximo (só precisa atravessar a ponte) e ainda tem vista para a o skyline da ilha. Isto sem falar do preço mais acessível do que o 1 Hotel Central Park.

1 Hotel Brooklyn Bridge

Ao entrar no hotel, você é contagiado pelo astral do lobby que ostenta uma parede viva – daquelas recheadas de plantas. Aos poucos, os detalhes vão chamando a nossa atenção e é impossível ficar indiferente à sua proposta.

A sua arquitetura industrial se mescla com as referências à natureza e o estilo orgânico da decoração tanto do lobby, com pé direito alto e muita luz natural, quanto dos restaurantes e seus 194 apartamentos.

A madeira natural (com acabamento cru) está presente nos revestimentos, nos móveis e objetos e confere um ar rústico e ao mesmo tempo minimalistas aos ambientes.

A utilização de tecidos como o linho e o algodão, e peças feitas de fibras naturais, como as luminárias e tapetes, trazem aconchego aos ambientes. A paleta de cores também é inspirada nos elementos naturais, com a utilização de tons neutros, como off-white, marrom e cinza. Muitos móveis e peças utilizadas nos ambientes são de artesãos que vivem no bairro

O design de interiores com inspirações orgânicas é uma premissa em todos os espaços do empreendimento. Pensa em um quarto de hotel que não dá vontade de sair, principalmente se ele tiver vista para Manhattan. Além de ser acolhedor, o quarto tem uma decor com muitos objetos naturais que conferem conforto e bem-estar.

Sustentabilidade

A sustentabilidade pautou não somente o projeto e a decoração do 1 Hotel Brooklyn Bridge, mas também a sua operação que priorizou a utilização de produtos ecologicamente corretos, além das medidas que visam reduzir a utilização dos plásticos de uso único. Como por exemplo:

  • Os cartões magnéticos de plástico utilizados para abrir as portas dos quartos foram substituídos por cartões de madeira reciclada.
  • Nas acomodações, um filtro de água potável está à disposição dos hóspedes com copos de vidro. Os cabides de papelão disponíveis nos armários e há também duas caixas de papelão para separar coletar o lixo.
  • Outro detalhe que eu amei, foi a meia antiderrapante no lugar dos chinelinhos, que normalmente têm o seu solado de plástico e são descartados quando o cliente não leva para casa. 
  • Nos banheiros, amenidades em embalagens grandes de plástico não descartável e reutilizáveis. Os hóspedes são encorajados a tomar banho de apenas cinco minutos – uma ampulheta no box pode ser usada para controlar o tempo. Outro detalhe que chamou a minha atenção foi os cotonetes com hastes de madeira.
  • Para diminuir o uso de papel nos quartos, o hotel disponibiliza um tablet que contém informações do hotel, do destino e também o menu do room-service. E, se você quiser deixar um recadinho para a camareira, basta escrever uma mensagem numa pequena lousa.
  • No lobby, um filtro de água de madeira e copos de papel está disponível para os hóspedes, assim como frutas – maçãs e ameixas.

Espaços comuns

Além do lobby, que atrai moradores que o utilizam como coworking, o rooftop é super disputado, principalmente, no fim do dia para assistir ao pôr do sol e a noite chegar em Manhattan.

O rooftop também abriga uma piscina

O 1 Hotel Brooklyn Bridge conta com o bar e restaurante Osprey tem o conceito farm-to-table (da fazenda à mesa) que visa reduzir os intermediários entre o produtor e consumidor, além de servir alimentos mais frescos e sem adição de aditivos químicos.

O Oprey está aberto para café da manhã, almoço e jantar, e aos sábados e domingos é servido o brunch das 10h às 15h.

Para uma refeição rápida, há a opção do Neighbors Cafe.

O Bamford Haybarn Spa também segue a linha da sustentabilidade oferecendo tratamentos com produtos orgânicos. Infelizmente, não consegui experimentar nenhum tratamento, mas vai ficar para a próxima porque hotel está na minha lista dos preferidos 🙂

Onde fica o 1 Hotel Brooklyn Bridge

Fotos: Alessandra Leite e divulgação

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in

L’Oscar | Hotel boutique em Londres

O hotel boutique L’Oscar é o primeiro projeto de Jacques Garcia em Londres

Check-in

PUBLIC | O hotel lifestyle mais badalado de Nova York

O PUBLIC é a mais nova empreitada de Ian Schrager