Arpoador | Hotel lifestyle no Rio de Janeiro

O hotel Arpoador retorna cheio de bossa ao cenário carioca

Mais carioca, impossível!!!!! O Arpoador é um hotel lifestyle que é a cara do Rio de Janeiro. O empreendimento retorna à cidade totalmente repaginado e esbanjando charme. É o único hotel pé na areia do Rio!!

Desde que reabriu, no início de janeiro, o Arpoador vem atraindo a atenção de moradores do bairro e frequentadores do antigo restaurante do hotel.

Ao chegar no hotel, quando ainda estávamos na recepção fazendo o check-in, fomos recepcionados com picolés de frutas. Na estante que emoldura o ambiente: chinelos havaianas, raquete de frescobol, toalhas enroladas e o livro Tribute Arpoador Homenagem que conta a história do bairro. Isto sim é que chamamos de autenticidade 🙂

O projeto arquitetônico e de interiores, assinado pelo escritório de Thiago Bernardes, prioriza a utilização de luz natural e materiais que refletem a riqueza da natureza, como palha, algodão e linho, além de piso de madeira.

O lobby integrado ao bar e restaurante reforça a tendência mundial na hotelaria, a de valorizar e unir as áreas comuns propiciando um jeito de receber mais despretensioso, que é a cara do cidade

A decoração dos 49 quartos traz detalhes que exaltam a atmosfera praiana, como cortinas de linho branco e azul, cabeceira de palha e peseiras também em linho azul dispostas na cama de uma forma que lembra a ondulação do mar, além dos móveis desenhados especialmente para o hotel, que se encaixam.

As acomodações com vista mar disponibilizam uma charmosa rede de balanço. Ficamos na categoria Grande, em que a rede fica dentro do apartamento. Uma delícia ficar ali com a janela aberta, ouvindo o barulho do mar e vendo o tempo passar!!!!

Com clima descontraído, o restaurante ARP é separado das areias do Arpoador apenas por uma pequena rua de paralelepípedo. O menu assinado por Roberta Sudbrack prioriza a simplicidade e a sustentabilidade, utilizando ingredientes frescos e de produtores locais. Já a carta de drinks é de autoria de Néli Pereira, especialista da mixologia brasileira.

Na ocasião da minha estadia, o hotel ainda estava operando em soft-opening e o restaurante só estava aberto para o café da manhã, que é servido à la carte com pães e geléias saborosos e produzidos no próprio restaurante.

O último andar do edifício, que antes abrigava a casa de máquinas e depósito do hotel, ganhou vida e foi transformado em um rooftop aconchegante, onde ficam sauna, bar e piscina; e de onde descortina a paisagem panorâmica das praias do Arpoador, Ipanema e Leblon com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

Conceito City & Sea

Os irmãos Daniel e Marcelo Gorin estão à frente dos hotéis da família – o Arpoador e o Ipanema Inn – que foram inaugurados pelos avós Rachel e Manoel Strosberg, na década de 1970. A dupla é protagonista da transformação do Arpoador, que contou com a participação do arquiteto Thiago Bernardes e da chef Roberta Sudbrack.

Formado em comunicação, Daniel foi morar em Londres onde se especializou em fotografia e trabalhou com Mario Testino, enquanto Marcelo se formou em economia e seguiu para São Paulo. Quando o Rio de Janeiro foi escolhido para ser uma das cidades sede da Copa do Mundo e, posteriormente, palco das Olimpíadas, a família esboçou vontade de reformar os dois hotéis.

Mas foi apenas em 2011, quando Daniel retornou ao Rio e resolveu assumir, junto com o irmão, os negócios da família, que o desejo começou a ganhar forma. Foi, então, que procuraram uma empresa de branding.

“Fizemos um trabalho de olhar para dentro e compreender o que faltava no turismo carioca. Entender o que o Rio tem de único: a união entre a natureza e a cidade, uma metrópole encravada no meio da Mata Atlântica”, conta Daniel.

“Enquanto o hotel Ipanema Inn tem características mais urbanas, o Arpoador é mais praiano e conta com quartos com vista para a cidade e para o mar. O conceito ‘city & sea’ permeia tudo o que a gente faz, e foi daí que surgiu a nossa tagline ‘Onde o Rio encontra o mar”, completa.


LEIA TAMBÉM: A brasilidade do Yoo2 Rio de Janeiro

Fotos: Alessandra Leite e divulgação

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in

Mirante do Gavião | Lodge na Amazônia

O lodge fica às margens do rio Negro em meio a floresta Amazônica

Check-in

Brown’s | O hotel mais antigo de Londres

O Brown’s fica no sofisticado bairro de Mayfair