Rancho do Peixe | Refúgio na terra dos ventos

Rancho do Peixe é o paraíso para os amantes do kitesurf e windsurf 

No Rancho do Peixe a expressão pé na areia é tão fiel quanto os ventos que sopram por estas bandas. Localizado na praia do Preá, a cerca de 10 km de Jericoacoara, a pousada é bem rústica (rústica mesmo!!!), charmosa e totalmente integrada à natureza.

A praia do Preá é conhecida mundialmente por seus ventos constantes e agradável temperatura da água (entre 22 e 28ºC). Conquistou os profissionais e iniciantes do kitesurf e windsurf, mas também aqueles que apenas desejam desacelerar do dia a dia, se conectar com a natureza e curtir a vida simples.

Sustentabilidade

A responsabilidade socioambiental do Rancho do Peixe foi um dos fatores que chamou a minha atenção e despertou a minha curiosidade para ir conhecer a pousada.

As suas construções priorizam os materiais locais, como a madeira de reflorestamento e a palha de carnaúba , e a utilização dos recursos naturais renováveis, como a luz natural e os ventos. O aproveitamento da iluminação natural fez diminuir o gasto de energia, enquanto o ar condicionado nos bangalôs foi substituído pela brisa constante da região.

Nas acomodações, os amenities estão disponíveis em embalagens de vidro e são produzidas por produtores locais. A água também é oferecida em garrafa e copos de vidro.

Mas há também garrafinhas de água de plástico no frigobar. Achei um pouco incoerente já que a pousada adota práticas de sustentabilidade. Mas fui informada que elas são enviadas para um centro de reciclagem em Jericoacoara. (Menos mal, né?).

Outros detalhes bem interessantes na decoração dos bangalôs são: os troncos de árvores que foram transformados em local de colocar as capsulas de café, cabideiro para apoiar as bolsas de palha disponíveis para os hóspedes utilizarem durante a sua estadia e os cabides no armário.

Infraestrutura

O Rancho do Peixe dispõe de apenas 26 bangalôs divididos em praia e coqueiral.

Todos os bangalôs são do mesmo tamanho (80m2) e acomodam até 4 pessoas – com cama de casal e dois sofás que viram camas de solteiro -, e dispõem de varanda com redes e espreguiçadeiras.

No banheiro, o toalete e chuveiro ficam em espaços separados, e a pia do lado de fora junto aos armários.

Ficamos num bangalô praia com vista para o mar. Nada melhor que dormir com o barulho e a brisa do mar, além de ver o tempo passar da varanda com o visual da praia.

Como o bangalô é bem aberto, é comum encontrarmos no seu interior alguns bichinhos, como pererecas e lagartixas, mas não se incomode pois eles fazem parte da natureza e não incomodam rsrsrs

Os bangalôs não têm TV, que sinceramente não faz a mínima falta. Para quem quiser, há televisão em um agradável lounge com sofás, redes, mesa de sinuca, pebolim e livros.

Sob a sombra das árvores, próximo a piscina, há um outro espaço bem aconchegante com móveis de madeira e redes. É perfeito para relaxar e ler um livro no fim do dia.

Falando em relaxar, não posso deixar de mencionar o spa literalmente pé na areia. Isto mesmo! A casinha de taipa e barro, que abriga o pequeno spa, não tem piso. Adorei a proposta e achei bem original.

Um dos restaurante do Rancho do Peixe fica na área central, onde é servido o café da manhã, almoço e jantar.

Na beira da praia fica a Pizzaria Mediterrâneo, que serve comidinhas leves durante o dia e deliciosas pizzas à noite, além de vários sofás e espreguiçadeiras.

Rancho do Kite

O Rancho do Kite é a escola de kitesurfe que fica dentro da pousada e oferece aulas para quem quer aprender ou se aperfeiçoar no esporte. Também disponibiliza de equipamentos para aqueles que praticam e querem apenas deslizar e saltar sobre o mar.

O Rancho do Peixe faz parte do e-group e também leva o selo da Sul Hotels

Hotel Highlight

Curtir o fim de tarde com a brisa do mar nas espreguiçadeiras da praia enquanto o sol se põe.

Informações úteis:

  • O Rancho do Peixe oferece transfer gratuito até o centro de Jericoacoara em três horários. Perfeito para ir no fim de tarde assistir ao pôr do sol da e, depois, jantar na vila
  • A pousada Villa Kalango, no centrinho de Jeri, é dos mesmos donos do Rancho, e os hóspedes podem usufruir de sua infraestrutura. Mas o bacana mesmo é dividir a hospedagem nas duas propriedades - três noites em casa uma :)
  • A temporada dos ventos perfeitos para praticar kitesurfe é do final de junho à janeiro

Onde fica o Rancho do Peixe

Fotos: Alessandra Leite

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in

O exclusivo Bulgari Bali

O resort de luxo une o o estilo balinês com o design contemporâneo italiano

Check-in

Carmelo Resort & Spa | The Unbound Collection by Hyatt

O resort uruguaio fica na região vinícola de Colônia