Vik Chile | Hotel-vinícola no Vale de Millahue

O hotel-vinícola Vik Chile surpreende pelo vinho excepcional e pela suas obras de arte

Em meio aos vinhedos do Vale de Millahue, no centro do Chile, entre a Cordilheira dos Andes e o mar, a Vik Chile chama atenção por suas construções vanguardistas e pelo excepcional vinho que é fabricado na propriedade.

O hotel-vinícola é o resultado de um projeto ambicioso para produzir o melhor vinho na América do Sul e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência hoteleira.

Encravado no alto de uma colina, o hotel chama atenção por sua arquitetura orgânica com teto de titânio, que incorpora conceitos de sustentabilidade. O criativo projeto leva a assinatura do uruguaio Marcelo Daglio em parceria com os proprietários, o investidor norueguês Alexandrer Vik e sua esposa e designer Carrie.

Colecionadores apaixonados por arte, o casal recheou os ambientes com muitas obras de arte e peças de design. Dos murais e pinturas nas paredes, passando pelos móveis de design e instalações, o empreendimento exala originalidade e bom gosto.

Acomodações

Com janelas do chão ao teto, que permitem vistas para as montanhas e vinhedos, as 22 acomodações levam a assinatura de diferentes artistas (em sua maioria, chilenos) e foram decoradas com temas específicos.

Por exemplo, a Suíte Azulejo, de Pablo Montealegre, ganhou paredes forradas por azulejos portugueses, enquanto a Suíte Fornasetti conta com peças do designer italiano Piero Fornasetti. Os banheiros também são completamente diferentes uns dos outros.

Eu fiquei na Suíte Chile que traz elementos do país, como o revestimento das paredes e móveis fabricados com madeira de cactus.

É uma delicia fazer um tour para conhecer as diferentes suítes. Confira outras aqui:

Áreas comuns

As áreas comuns ocupam o centro da construção. O charmoso jardim interno separa a sala de estar do restaurante avarandado com vista para o lago e para a piscina de borda infinita, que se funde à paisagem.

Os hóspedes ainda têm à sua disposição um spa com tratamentos à base de sementes de uva, sala de yoga, fitness center e sala de jogos.

As atividades oferecidas vão de passeios de bicicleta e a cavalo pela propriedade, à colheita de uvas e, claro, degustações acompanhadas por especialistas na bodega.

Gastronomia

No melhor conceito farm-to-table, ou seja, da fazenda à mesa, o chef Rodrigo Acuña utiliza ingredientes frescos, vindos da própria horta e de produtores locais, além de alimentos artesanais para preparar pratos simples e saborosos. O menu muda a cada refeição e privilegia pescados e carnes de excelente qualidade.

Entre as possibilidades gastronômicas, o hotel organiza um churrasco (a tradicional parrilla) em meio aos vinhedos ou na horta, em uma mesa compartilhada com outros hóspedes. Todas as refeições são acompanhadas pelos vinhos tintos produzidos e engarrafados na propriedade: VIK, La Piu Belle e Milla Cala.

Outra experiência interessante é a harmonização de chocolates com os vinhos.

Vinícola 

 Tudo começou quando Alexander Vik decidiu produzir um vinho de qualidade na América do Sul. Após realizar testes geológicos e analisar o clima, descobriu que o terreno do Vale de Millahue, que significa “lugar de ouro” na língua mapuche, era favorável ao plantio. Uma região com 12 microvales e seis diferentes microclimas apropriada para produção de um excepcional vinho.

Em 2016, Alexander adquiriu o terreno de 4.300 hectares e iniciou a plantação das uvas tintas Camenère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah, que compõem o blend dos vinhos da família VIK.

Tanto o plantio quanto a fabricação do vinho utilizam o conceito holístico de sinergia entre a terra, o homem, o clima e a tecnologia, além da prática de produção sustentável, com o uso de energia solar e reaproveitamento da água da chuva para irrigar os 400 hectares de vinhedos.

É impossível não se impressionar com a arquitetura futurista da vinícola projetada pelo chileno Smiljan Radic. A construção em arco é precedida por um espelho d’água, que tem uma função bem específica: refrigerar o ambiente com os 1.600 barris de carvalho francês que ficam embaixo.

O Vik Chile faz parte do portfólio Vik Retreats, que inclui o Playa Vik, o Bahia Vik e a Estância Vik, além do restaurante La Susana, em Jose Ignácio, perto de Punta del Leste, no Uruguai.

Hotel Highlight

Não posso negar que a arquitetura futurista, a coleção de obras de arte e as peças de design chamam a atenção, mas o highlight é o excepcional vinho VIK

Onde fica o Vik Chile

O Vale do Millahue está localizado no Vale de Colchagua, região vinícola chilena, e fica a apenas duas horas de carro de Santiago.

Fotos: Alessandra Leite e Divulgação

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in

Six Senses Samui

O luxo sustentável a rede Six Senses

Check-in | Experiências

Bem-estar na Tailândia

O turismo de wellness é a grande aposta da Tailândia