
As iniciativas de biosegurança adotadas pelas marcas hoteleiras
Confira as mudanças das principais marcas de hotéis do mundo
As principais redes hoteleiras estão apostando na biosegurança para conquistar a confiança dos clientes nesse momento de reabertura.
A pandemia do covid-19 fez a hotelaria rever processos e serviços. Dos hotéis luxo aos econômicos, todos estão aprimorando as operações para esse “novo normal” e intensificando a higienização visando a segurança e bem-estar dos colaboradores e hóspedes.
Muitos grupos de hotéis lançaram seus próprios programas validados, geralmente, por uma instituição médica e/ou uma empresa de limpeza.

Todos esses protocolos de segurança e higienização apresentam pontos em comum, como distanciamento social, limpeza das superfícies com produtos desinfetantes e bactericidas e utilização dos EPI’s (equipamentos de proteção individual) pelos colaboradores, dispensers de álcool em gel em locais de destaque nos hotéis, medição de temperatura dos hóspedes e uso de máscaras pelos mesmos.
Ao longo desse último mês, foram anunciados muitos dessas iniciativas e a minha ideia foi reunir nesse post os programas com os protocolos de biosegurança das principais redes hoteleiras (incluindo os grupos hoteleiros de luxo) com o link para a página de cada uma delas, onde vocês encontrarão informações mais detalhadas.
- Accor lançou o programa ALLSAFE em parceria com a Bureau Veritas e a empresa de seguros AXA, que oferece telemedicina e consultas de saúde on-line.
- Marriott formou o Marriott Global Cleanliness Council, um conselho que reúne líderes de vários setores para elaborar as novas regras de biossegurança. Entre elas, o os pulverizadores eletrostáticos com desinfetante de nível hospitalar para higienizar superfícies.
- Hilton implantou o Hilton CleanStay em parceria com a empresa RB, detentora das marcas Lysol e Dettol, e com a MayoClinic. O CleanStay infográfico mostra as áreas mais críticas dos apartamentos que terão o cuidado redobrado na limpeza.

- Hyatt expandiu seu Global Care & Cleanliness Commitment e introduziu novos processos para intensificar os cuidados na higienização, como o um líder ou uma equipe de higiene e bem-estar.
- Intercontinental Hotels Group (IHG) desenvolveu o IHG Clean Promise em parceria com os especialistas da Cleveland Clinic e das empresas Ecolab e Diversey.
- Wyndham apresentou o Count On Us em parceria com e empresa Ecolab.
- Radisson Hotel Group lançou o Radisson Hotels Safety Protocol https://www.radissonhotels.com/en-us/social-responsibility/health-safety que inclui 20 etapas para os hotéis e 10 etapas para os espaços de reuniões e eventos.
- Four Seasons implementou o programa Lead with Care em parceira com o Johns Hopkins Medicine International, empresa especializada em saúde e segurança, e continuará investindo em seu App e Chat, que permite que os hóspedes se comuniquem com os hotéis.
- Mandarin Oriental criou o We Care em conjunto com a Lloyds Register, empresa de certificação e auditoria.
- Kempinski desenvolveu o White Gloves Services , que inclui também a desinfeção das malas que são entregues diretamente no quarto.
- Taj Hotels implantou o Tajness – A Commitment Restrengthened, a garantia da autêntica hospitalidade indiana com o conforto adicional de segurança, higiene e distanciamento físico.

- Rosewood criou o Commitment to Care, um programa em parceria com as empresas Ecolab e Diversey.
- Shangri-la apresentou o Shangri-la Cares que, além das medidas de higienização e segurança, inclui também o check-in e check-out express utilizando o app do Shangri-la.
- Leading Hotels of the World lançou o Health Stays Programs que engloba orientação médica especializada, certificado de alto padrão de limpeza e padrões de higiene aprimorados.
Uma coisa é certa, as empresas sérias de hotelaria estão investindo em novos protocolos de biosegurança e no treinamento constante de seus colaboradores. A confiança dos hóspedes será essencial na escolha das empresas quando retornarmos a viajar.
Se você sentiu falta de alguma rede hoteleira, me avise!
Fotos: Divulgação (Accor / Kempinski / Taj)
Dez hotéis para praticar o turismo de isolamento
A proposta é fazer uma escapada com segurança e distanciamento social
Como escolher um hotel em tempos de pandemia
A hotelaria está retomando as atividades, mas devemos ficar atentos a alguns detalhes