ILTM Latin America | A principal feira de turismo de luxo da América Latina

A ILTM Latin America reuniu mais de 400 marcas de viagens de luxo

O Pavilhão da Bienal, na capital paulista, foi palco da 9ª edição da ILTM Latin America, que é referência quando o assunto são viagens e experiências de luxo.

A ILTM Latin America aconteceu entre 14 e 17 de maio e trouxe o tema “Back to Life: de volta ao que é essencial no mundo das viagens de luxo” para ressaltar que o turismo de luxo está pautado na conexão com a paz interior e o bem-estar.

A feira de turismo de luxo trouxe mais de 400 marcas expositoras, de mais de 45 países, entre hotéis, cruzeiros de marítimos e fluviais, companhias aéreas, DMC’s e escritórios de turismo de vários destinos ao redor do globo, que se reuniram com 400 compradores provenientes de 14 países e 40 cidades da América Latina.

Durante os três dias da ILTM Latin America pude garimpar muitas novidades, lançamentos e inaugurações hoteleiras. Preparei este post para mostrar o que tem de novo no universo das viagens de luxo e o que aconteceu nos três dias do evento. Confira abaixo:

HYATT HOTELS

A Hyatt está presente na América Latina e Caribe com 46 hotéis, sendo 13 hotéis na América do Sul e apenas quatro no Brasil. Está previsto a abertura de cinco propriedades na região, mas nenhuma em solo brasileiro.

No final do ano passado a rede Hyatt anunciou a compra da Two Roads Hospitality que detinha cinco marcas lifestyle: Alila, Destination, Joie de Vivre, Thompson and tommie. Com esta aquisição 85 propriedades entram no portfolio da rede em oito países.

A rede aproveitou para divulgar a plataforma FIND que traz uma seleção de experiências de viagens que possibilita os membros do programa de fidelidade World of Hyatt resgatá-las.

MARRIOTT INTERNATIONAL LUXURY BRANDS – MILUX

A Marriott International participou com um lounge que trouxe algumas propriedades das suas marcas de luxo do portfolio MILUX (Marriott International Luxury Brands) – JW Marriott, Bulgari Hotel & Resorts, The Ritz Carlton, St. Regis, Edition, W Hotels e The Luxury Collection.

Para este ano, está previsto a inauguração de 16 novos hotéis da MILUX: além do Dorado Beach, a Ritz Carlton Reserve, na Costa Rica, que foi totalmente reformado.

MANDARIN ORIENTAL

A rede de hotéis de luxo que traz a hospitalidade asiática em seu DNA , o Mandarin Oriental aproveitou a ILTM Latin America para divulgar os hotéis que acabaram de inaugurar, além do clássico MO Hyde Park que teve todos os espaços renovados e retorna à cena londrina.

FOUR SEASONS HOTELS & RESORTS

O Four Seasons Hotels & Resorts também trouxe novidades das inaugurações para 2019 e do novo Private Jet 2.0.

Além dos recém-inaugurados Four Seasons Astir Palace Hotel Athens (Grécia) , Four Seasons Hotel Bengaluru at Embassy ONE (Índia) e Four Seasons Hotel Montreal (Canadá) , a rede vai abrir mais sete propriedades ainda este ano.

O novo Four Seasons Private Jet começa a voar apenas em 2021, mas eles aproveitaram para mostrar os detalhes. A aeronave oferecerá mais conforto com poltronas mais espaçosas, além de um lounge para os passageiros participarem de workshops com os chefs e especialistas em bem-estar.

SIX SENSES HOTELS, RESORTS & SPAS

A rede de hotéis sinônimo de luxo sustentável, o Six Senses, divulgou umas das aberturas mais esperadas do ano: o Six Senses Buthan – que oferece uma jornada no país por meio de cinco hotéis.

Três deles acabaram de ser inaugurados: Six Senses Thimphu, Six Senses Punakha and Six Senses Paro. Os outros dois Six Senses Gangtey e Six Senses Bumthang abrirão no final do ano.

Outra propriedade também promovida foi o recém inaugurado Six Senses Krabey Island, localizado numa ilha privativa tropical no Camboja com apenas 40 villas.

ACCOR HOTELS

A maior rede hoteleira no Brasil, com mais de 300 empreendimentos, a Accor Hotels aposta no segmento de luxo no país com a abertura do primeiro hotel da bandeira Fairmont na América do Sul.

O antigo Sofitel foi fechado há dois anos para uma completa reforma e vai retornar ao cenário carioca como Fairmont Rio de Janeiro, que tem inauguração prevista para agosto.

BELMOND

O Belmond apresentou oficialmente as suas duas propriedades no Caribe: o recém-inaugurado Belmond Cap Juluca, localizado em uma das melhores praias da ilha de Anguilla; e a reabertura do Belmond La Samanna, na ilha de St Martin.

A pequena ilha caribenha, Anguila, fica a apenas alguns minutos de barco da famosa St.Barth e tem algumas das praias mais linda da região. Aberto em janeiro de 2019, o Belmond Cap Juluca foi revelado como o mais novo “flagship resort” da rede no Caribe. A propriedade, que fica em Maundays Bay,  foi totalmente redesenhada, e as 108 acomodações, restaurantes, spa e piscina ganharam ares de um refúgio privativo.

Aperte o play e sinta um pouco do astral do novíssimo Cap Juluca

O Belmond La Samanna reabriu em dezembro de 2018, depois de ser atingido pelo furacão Irma que devastou várias partes do Caribe em 2017. O projeto de renovação teve inspiração nos corais e nas cores do oceano, além da charmosa herança francesa da propriedade. O estilo “pastel chic” predomina em todos os ambientes – dos 83 quartos e 8 villas aos espaços comuns do resort.

BÜRGENSTOCK RESORT

O Bürgenstock , que leva o selo da Leading Hotels of the World, participou pela primeira vez da ILTM Latin America para promover o resort que reabriu em agosto de 2017, após um longo período de renovação.

Mal a propriedade foi reinaugurada, a sua piscina de borda infinita com vista para o lago de Lucerna e as montanhas, a mais de 500 metros de altitude, já ganhou as páginas de muitas publicações de viagem e lifestyle pelo mundo. Mas não é por menos, né?

EQUINOX HOTEL

A empresa americana de fitness de luxo Equinox entra no setor de hospitalidade e lança o primeiro hotel da marca em Nova York.  O Equinox Hotel faz parte do complexo Hudson Yards e incorpora a mesma abordagem holística das academias na hotelaria. Com uma nova geração de viajantes mais preocupados com o bem-estar, o Equinox Hotel nasce com a proposta de oferecer o que este novo consumidor deseja: ambientes modernos e sofisticados, serviços de luxo e experiências fitness.

VILA MONTE FARM HOUSE

A Vila Monte Farm House é uma daquelas propriedade de Portugal que encantam pela sua simplicidade e muitíssimo bom gosto. A propriedade, que leva o selo da Design Hotels, revela um Algarve rural que esbanja charme na sua rusticidade.

O hotel fazenda está situado em Moncarapacho e tem uma arquitetura inspirada nas antigas construções locais. O menu de experiências disponível permite que o hóspede desfrute da autenticidade da região, com direito a passeio de barco e praia deserta.

THE ONE PALÁCIO DA ANUNCIADA

Inaugurado em março deste ano na capital portuguesa, o The One Palácio da Anunciada integra o portfólio da prestigiada associação The Preferred Hotels & Resorts.

O hotel ocupa uma construção do século 16, no tradicional bairro da Baixa, que foi totalmente restaurada e incorporou uma decoração moderna aos afrescos originais e pisos de mármores. O hotel é um verdadeiro oásis urbano, com jardins de 2.000 metros quadrados e piscina externa. 

VAKKARU

Aberto no início de 2018, o Vakkaru participou pela primeira vez na ILTM Latin America para divulgar a opção de hospedagem nas Ilhas Maldivas, que já caiu no gosto dos brasileiros. O resort fica a apenas 25 minutos de voo da capital (Malé) e é perfeito para famílias e grupos de amigos.

O Vakkaru oferece quatro restaurantes e dois bares disponíveis, além de infra-estrutura para crianças e prática de esportes, como academia, mergulho, quadras de tênis.As acomodações podem ser na praia ou “over water”.

FAZENDA SANTA VITÓRIA

A Fazenda Santa Vitória é uma daquelas lindas surpresas da hotelaria brasileira e que esta alinhada com a proposta do novo turismo de luxo: conectar-se com a paz interior, bem-estar, imersão na natureza e, principalmente, a busca pela saúde física e mental.

Em meio a Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a fazenda que já cultivou cana e café, hoje está estabelecida na produção de leite. O lugar é perfeito para viagens em família e casais que querem se conectar com a natureza e apreciar a simplicidade da vida interiorana.

Caminhadas, banho de cachoeira, cavalgadas, passeios de bicicleta, além de uma gastronomia com sabores da fazenda, que prioriza os ingredientes locais e frescos, preenchem os dias dos hóspedes.

U BY UNIWORLD

A Uniworld, empresa líder em cruzeiros fluviais, lançou no ano passado a U by Uniworld idealizado para quem tem espírito jovem e aventureiro. A empresa tem dois navios na frota: The A e o The B, que têm design mais moderno e contam com restaurante, bares, rooftop, academia, discoteca com fones individuais.

Os cruzeiros são ideias para quem quer viajar com amigos, fazer novas amizades, ou até mesmo passar a lua de mel. A programação inclui, além de passeios pelos destinos, aulas de yoga, workshop de culinária e mixologia.Os navios percorrem os principais rios europeus Meno, Reno e Danúbio em diferentes roteiros.

REGENT SEVEN SEAS CRUISES

A empresa de cruzeiros marítimos de luxo, a Regent Seven Seas, lançou o Go Local Tours – uma coleção de 122 experiências personalizadas e com foco na cultura para que os hóspedes possam experimentar um destino de forma mais autêntica, como passar o dia em uma tradicional fazenda de cabras no interior da Andaluzia e aprender como fazer queijo à moda antiga, ou pescar com os moradores de Portofino.

A Regent Seven Seas também quer eliminar as garrafas de água plásticas da sua frota e, desta forma, passa a utilizar a marca Vero Water, que oferece um sistema de purificação de água utilizando tecnologia própria no processo de nano-filtração de 5 cinco estágios. Este processo permite que os navios purifiquem e sirvam a água (com ou sem gás) em garrafas de vidro.

A empresa está também em contagem regressiva para a chegada do Seven Seas Splendor, que integrará a sua frota a partir de 2020. O navio tem capacidade para 750 passageiros e contará com 375 cabines, todas com varanda (sendo a menor com 29m2), além da gastronomia refinada que é marca registrada da empresa. A viagem inaugural será dia 7 de fevereiro de 2020 e levará os passageiros de Barcelona (Espanha) a Miami (EUA).

BRAZIL YACHT SERVICES

A Brazil Yacht Services (BYC) participou pela primeira vez da ILTM Latin America para promover um dos serviços de seu portfólio, o Yacht Charter. A empresa oferece toda a assessoria para o aluguel de barcos em qualquer parte do mundo – desde a escolha do roteiro, tipo e tamanho da embarcação, tripulação mais qualificada (e que fale português) até elaborar o menu que será servido durante a viagem e também a parte terrestre.

LATITUDES

Pioneira em introduzir as viagens de conhecimento no  Brasil, a Latitudes, divulgou a terceira edição do seu Private Jet: Around Africa – Evolução da Vida em um Continente Multicultural. A expedição acontece de 19 de outubro a 9 de novembro de 2019, partindo de Johannesburgo, na África do Sul, e segue para a Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Ruanda, Etiópia, Quênia e Seychelles.

Os especialistas convidados desta jornada são o biólogo e professor da USP Daniel Larh, PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Massachussetts, o fotógrafo, geólogo e escritor Adriano Gambarini, autor de vários livros de fotografia, e o jornalista Lourival Sant’Anna, conhecido por coberturas internacionais em vários pontos do planeta pelo O Estado de S. Paulo e por análises da geopolítica mundial na Rádio CBN.

Os participantes visitarão cinco Patrimônios da Humanidade da UNESCO: o mar de areia da Namíbia, as cataratas de Victoria, em Zâmbia, o delta do Okavango, em Bostuana, as catedrais rochosas de Lalibela, na Etiópia e a natureza única e impressionante do Vallée de Mai, nas Ilhas Seychelles. 

 O Airbus A319 Business Jet voa com uma tripulação internacionalmente e com integrantes brasileiros para este viagem especificamente, além de um médico. Entre os serviços customizados, estão chef a bordo, amenidades e surpresas preparadas pelo time da Latitudes, além de um tablet, já preparado com o conteúdo relativo ao roteiro e um fone antirruído para uso durante os voos. 

BRAZILIAN TRAVEL LUXURY ASSOCIATION (BLTA)

A associação reúne 38 associados do segmento de turismo de luxo no Brasil (hotéis, resorts, pousadas e operadores de viagens) que tem como objetivo promover as experiências autênticas, sustentáveis e sofisticadas do país no mercado nacional e internacional.

A BLTA esteve presente pela primeira vez na ILTM Latin America com um grande mural (9,7m x 3,3m) “Biomes Graffiti Brazil” em homenagem à biodiversidade brasileira. A obra leva a assinatura do artista Fernando Garroux, o Garu, e ilustra em cores vivas a importância de se preservar os biomas brasileiros.

Durante a feira, a BLTA lançou o concurso “A Foto Mais Autêntica”, que incentivou os visitantes a tirarem fotos junto ao mural e postarem no Instagram (feed ou stories). Os cinco vencedores foram presenteados com estadias (duas diárias para duas pessoas) em hotéis associados à BLTA.

Após o término do evento, o painel foi doado para a Escola Estadual Prof. Teotônio Alves Pereira, no bairro do Ipiranga (SP).

…..it´s also time to get together

Na semana mais esperada para quem trabalha com turismo de luxo na América Latina acontecem vários eventos paralelos, como almoços, jantares e happy-hours em quem as marcas se reúnem com agentes de viagens e imprensa para estreitar o relacionamento e divulgar as novidades. É também o momento de encontrar parceiros, jornalistas e amigos, e se divertir, of course!!!

No próximo ano a ILTM Latin America completa 10 anos e já tem data marcada – 5 a 8 de maio!!!!

Fotos: Alessandra Leite e Divulgação

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
What's on

A Rede Aman chega à Arábia Saudita

A rede Aman estreia na Arábia Saudita com três resorts

What's on

Bon Voyage | Novo cruzeiro fluvial da Uniworld na França

Conheça o cruzeiro fluvial da Uniworld por Bordeaux