Mirante do Gavião | Lodge na Amazônia

O lodge fica às margens do rio Negro em meio a floresta Amazônica

O Mirante do Gavião é um lodge de selva situado em Novo Airão (AM), que fica a duas horas de carro da Capital Manaus, às margens do rio Negro, em frente fica ao Parque Nacional de Anavilhanas – o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. A propriedade serve de base para explorar a exuberante floresta Amazônica.

No final da nossa viagem de barco pela Amazônia, desembarcamos no deck do Mirante do Gavião para desfrutar da última noite na floresta em solo firme. O lodge pertence aos mesmos proprietários da Expedição Katerre, que têm também os restaurantes Cariri (Manaus) e Flor do Luar (Novo Airão).

Projeto sustentável

As boas práticas de sustentabilidade pautaram o projeto do Mirante do Gavião  – de sua arquitetura a operação. Tudo foi pensado cuidadosamente para causar o menor impacto ambiental em uma das mais preservadas biodiversidades do planeta.

A construção do lodge foi baseado nos princípios da arquitetura vernacular.

Arquitetura vernacular é uma forma de construção que utiliza recursos naturais e técnicas de uma determinada região, além de ser altamente sustentável por se integrar ao ambiente e usar materiais orgânicos. Representa uma cultura e uma sabedoria passada de geração em geração. Muitos exemplos são encontrados aqui no Brasil: construções de taipa e adobe, telhado de palha, palafitas, bambu, entre outros.

Sendo assim, as construções do Mirante do Gavião têm formato de barco invertido levando em conta não somente a circulação de ar, mas também o conhecimento da comunidade ribeirinha que constrói há anos barcos em madeira através de uma técnica passada de pai para filho utilizando materiais locais.

Também foram utilizados pilotis – pilares em concreto que sustentam as construções – e assim elas ficam suspensas interferindo o menos possível na natureza, além de proporcionar conforto térmico com a ventilação na parte de baixo reduzindo a temperatura e umidade.

Entre as boas práticas de sustentabilidade, ainda estão a utilização de energia solar que abastece os sistemas de aquecimento e elétrico, a compostagem dos resíduos orgânicos e a utilização de ingredientes locais e produtos frescos da horta orgânica no preparo dos pratos.

Estrutura

O restaurante Camu-Camu e a piscina, de onde se tem uma vista para o rio Negro, são o coração do hotel. Passar o dia por ali, entre mergulhos na piscina e as delicias regionais servidas no Camu-Camu, faz parte da experiência de se hospedar no Mirante do Gavião.

Um dos pontos altos do lodge é a gastronomia. A chef paulistana Debora Shornik, mescla harmonicamente a culinária regional e contemporânea. No CamuCamu todas as refeições são servidas à la carte.

O lodge oferece apenas dez acomodações super espaçosas, muitas são ideais para famílias e com capacidade para até 4 pessoas. Duas suítes estão literalmente em uma casa na árvore e possuem um mirante privativo.

As acomodações e áreas comuns são interligadas por passarelas

Fiquei na suíte Macucu bem espaçosa e com direito a uma enorme varanda e ofurô

Alguns detalhes no quarto……adorei a tradicional chave (aliás, amo hotéis que ainda utilizam chaves) com o chaveiro de madeira produzido na Fundacão Almerinda Malaquias

Há ainda dois mirantes de onde se tem uma vista panorâmica acima das árvores.

Atividades

O Mirante do Gavião oferece passeios de voadeira para conhecer a selva e as comunidades ribeirinhas. Estas excursões podem ser o dia inteiro ou meio-dia, retornando ao lodge para almoçar.

Como a viagem de barco pela Amazônia tinha acabado de terminar no Mirante, não fizemos nenhum passeio, apenas fomos conhecer ….do botos e a Fundação Almerinda Malaquias, e passamos o restante do dia curtindo o lodge.

Para finalizar o dia, nada melhor do que assistir ao por do sol do deck de madeira sobre o rio, com direito a um revigorante banho de rio.

Quer saber como foi a minha viagem de barco pela Amazônia com Expedição Katerre? Então clique aqui

Onde fica o Mirante do Gavião

Fotos: Alessandra Leite e Divulgação

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in

Ponta dos Ganchos | Resort exclusivo no Brasil

Um paraíso romântico chamado Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Check-in

Brown’s | O hotel mais antigo de Londres

O Brown’s fica no sofisticado bairro de Mayfair