Six Senses Samui

O luxo sustentável a rede Six Senses

O Six Senses Samui foi um dos hotéis do roteiro da viagem de Wellness in Thailand, leia aqui o post Bem-estar na Tailândia,  e o primeira propriedade da rede hoteleira Six Senses que me hospedei. Há muito tempo queria conhecer a proposta desse grupo hoteleiro que é sinônimo de luxo sustentável.

A rede é pioneira em práticas sustentáveis (muuuuito antes da sustentabilidade ser moda na hotelaria) e tem como missão reconectar os hóspedes com eles mesmos e com a natureza.

O Six Senses foi o primeiro grupo hoteleiro a banir as garrafas de plástico de água de seus hotéis.  Desde 1990, cada hotel trata, purifica, mineraliza e engarrafa sua própria água potável. Cada garrafa de vidro é selada com uma tampa hermética e data.

Atualmente, muito tem se falado sobre a eliminação do plástico de uso único dos hotéis. No Six Senses, esta é uma realidade que faz parte de seu DNA, pois sempre utilizou poucos itens de plástico na sua operação. A rede se comprometeu a eliminá-los até 2022.

Six Senses Samui

O Six Senses Samui fica em uma península ao nordeste da ilha de Samui, a apenas 15 minutos de carro do aeroporto, e se espalha por villas e terraços formando ambientes ao ar livre integrados com a paisagem

O resort oferece piscina, dois restaurantes e bares, spa, biblioteca, praia (quase) particular, uma fazendinha e horta!!! A paleta de cores, com amarelo e tons de verde, está presente na decoração das áreas comuns, como no lobby e restaurantes, nas villas e no uniforme da equipe.

No momento do check-in já conseguimos absorver o conceito da marca por meio da maneira despojada dos funcionários de nos receber e se vestir.

Ao longo da minha estadia pude vivenciar a filosofia dessa rede que eu queria muito conhecer e estava no meu radar há algum tempo – desde que quando eles eram apenas spas, isto mesmo! Eles começaram como administrados de spas – Six Senses Spa – e só depois fizeram o seu primeiro empreendimento que é este que nos hospedamos, o Six Senses Samui.

Villas

Além de espaçosas, quase todas as 66 villas têm piscina, vista para o mar e paredes em vidro que permitem uma maior integração com a natureza ao redor. Fiquei numa Ocean Viwe Pool Villa que tem uma sala integrada com o quarto, banheiro com chuveiro no jardim e, lógico, uma piscina!

E com o era de se esperar, garrafas de água de vidro “sem custo” disponíveis no quarto. E no banheiro, amenities em embalagens grande de cerâmicas e todos os outros itens em caixas de papel. O único plástico encontrado no quarto foi a toca de banho.

Gastronomia

O Six Senses Samui abriga dois espaços gastronômicos: o Dinning on the Hill e o Dining on the Rocks. O Dinning on the Hill é o restaurante principal e mais informal, que está aberto para café da manhã, almoço e jantar, e serve pratos da culinária tailandesa e internacional.

Já o Dinning on the Rocks está numa localização de tirar o fôlego – em decks de madeira sobre as pedras (com áreas cobertas e ao ar livre)  e possibilita uma vista panorâmica do Golfo da Tailândia.

A cozinha criativa e orgânica do chef português Sandro Teixeira pode ser também apreciada em menus de 3, 5 ou 8 etapas. O restaurante abre a partir das 17h, então é perfeito para um drinque durante o pôr do sol seguido do jantar.

Experiências

A proposta do Six Senses é proporcionar experiências que conectem as pessoas com elas mesas e com a natureza. Isto incluir desde a implantação do hotel – construção sustentável, escolha de fornecedores ecologicamente corretos e utilização de ingredientes frescos/orgânicos nos pratos  – a concepção das atividades que são oferecidas aos hóspedes.

Há uma pequena horta onde são colhidos ingredientes utilizados nos preparos dos pratos, o enxoval (edredons, travesseiros e roupa de cama) são orgânicos e experiências de bem estar, como aula de culinária, terapias no spa, workshop de meditação e aulas de yoga são alguns exemplos da filosofia Six Senses.

Eu participei de uma aula de culinária tailandesa, que acontece no restaurante Dinning on the Hill, ministrada pela chef Pim e o chef executivo Sandro Teixeira, e também do workshop de meditação “Singing Bowls”, com a diretora de Wellness Kae Keerana.

Onde fica o Six Senses Samui

Fotos: Alessandra Leite e Divulgação

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in | Experiências

Bem-estar na Tailândia

O turismo de wellness é a grande aposta da Tailândia

Check-in

Ponta dos Ganchos | Resort exclusivo no Brasil

Um paraíso romântico chamado Ponta dos Ganchos Exclusive Resort