Tierra Atacama | Aventura com conforto

Atividades exclusivas para explorar o deserto do Atacama no Tierra

A natureza singular do deserto mais árido do mundo é repleta de paisagens de tirar o fôlego. Vulcões, salares, gêiseres, lagos, termas naturais e formações rochosas são alguns dos cenários inspiradores do Atacama, no norte do Chile.

Em meio às cores, texturas e formas desérticas, o Tierra Atacama insere-se discretamente na paisagem com o objetivo de oferecer experiências únicas para os viajantes que querem explorar as belezas do deserto sem deixar de lado o conforto.

Quer saber mais sobre os passeios imperdíveis no deserto do Atacama? Leia também: Passeios no Atacama | O que fazer no deserto mais árido do mundo

Arquitetura

A sua arquitetura contemporânea está em total harmonia com o entorno rústico, como os muros em adobe (tijolos de barro) e a vegetação nativa.

A decoração abusa do uso de pedras, madeiras e artesanato local – tapetes, mantas, luminárias – que traduzem a tradição dos habitantes locais, além de aquecer os ambientes.

O projeto das áreas comuns e dos 32 espaçosos apartamentos priorizam a integração com a natureza por meio das enormes janelas e paredes de vidro, que valorizam as lindas vistas do deserto e do imponente vulcão Licancabur.

Na área social ficam a sala de estar, restaurante, bar, uma pequena sala de TV ( já que não há televisão nos apartamentos) e um espaço com computadores. A mesa em frente a um grande mapa da região é onde os passeios são apresentados aos hóspedes.

No terraço, as fogueiras rodeadas por sofás e as mesas, onde são servidas as refeições, são lugares perfeitos para curtir a vista do vulcão.

As acomodações são divididas entre oriente – menores e com terraços privativos que oferecem vista para o vulcão – e poniente – maiores e os terraços privativos têm vista para Cordilheira do Sal enquanto as enormes janelas dão para o vulcão. Todos os apartamentos possuem chuveiro ao ar livre. Fiquei na categoria oriente (fotos abaixo)

Atividades

Ao chegar no hotel, um profissional que atua como um “concierge de atividades” ajuda na definição da programação conforme o seu interesse e preparo físico, levando em conta também a aclimatação. Desta forma, é aconselhável fazer primeiro os passeios em baixas altitudes.

As expedições são de meio dia ou dia inteiro, e incluem passeios de carro, bicicleta, caminhadas, cavalgadas, escalada de vulcões e até observações de estrelas. Entre elas, vale destacar as Termas de Puritama, as Lagoas Altiplânicas, os Gêiseres del Tatio, Salar do Atacama e os Vales da Lua e da Morte.

Os dias começam cedo. Normalmente, as excursões saem 7h30 e são realizadas em pequenos grupos acompanhados por guias experientes que conhecem muito bem a região.

Depois de explorar as belezas do deserto, nada melhor que chegar no hotel e curtir as dependências do Uma Spa, com piscina aquecida interna, sauna a vapor, salas de tratamento e espaço de relaxamento com chaises.

Na área externa, a piscina e a jacuzzi têm como pano de fundo o vulcão Licanbabur. É lugar perfeito para assistir ao pôr do sol.

Nos jardins do Tierra ainda encontramos um espaço privativo do spa com ofurô e espreguiçadeiras destinado aos casais, o quincho – uma área aberta onde é realizada churrascos com música típica -, além de balanços e redes pendurados nas árvores.

Refeições

Nas diárias estão incluídos as três refeições, bebidas (inclusive as alcoólicas), os passeios e o transfer de/para o aeroporto de Calama, que fica a uma hora de povoado de San Pedro de Atacama – porta de entrada para o deserto.

O café da manhã é servido em sistema de buffet com uma variedade de itens, enquanto o almoço e jantar têm menu fixo com duas ou três opções de entrada, prato principal e sobremesa.

O Tierra Atacama faz parte do grupo chinelo Tierra Hotels, que também tem em seu portfólio o Tierra Patagonia, Tierra Chiloe e o Ski Portillo, e leva o selo da Sul Hotels.

LEIA TAMBÉM: Passeios no Atacama | O que fazer no deserto mais árido do mundo

Hotel Highlight

Terminar o dia assistindo ao pôr do sol na piscina e tomando um bom vinho chileno.

Onde fica o Tierra Atacama

Fotos: Alessandra Leite

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
Check-in

Six Senses Samui

O luxo sustentável a rede Six Senses

Check-in | Experiências

Bem-estar na Tailândia

O turismo de wellness é a grande aposta da Tailândia