ILTM Cannes | Principal evento de turismo de luxo do mundo

A ILTM Cannes é palco das tendências e novidades das viagens de alto padrão

As tendências e as novidades das viagens de alto padrão são apresentadas anualmente durante a International Luxury Travel Market (ILTM), realizada no Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes (França).

A ILTM Cannes é o principal evento de turismo de luxo do mundo e reúne os mais importantes players do setor. Esta edição aconteceu entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2019, e contou com 1.850 expositores e 1.885 compradores (operadores e agentes de viagens).

Já há algum tempo planejava conhecer o evento e, finalmente, no ano passado consegui me organizar para participar do evento. Foram 4 dias com uma programação de imprensa intensa, com muitos talks, reuniões e eventos paralelos – já que muitas empresas aproveitam este momento para organizar almoços, jantares, coquetéis para se reunir com clientes e parceiros.

La Croisette, avenida principal a beira mar, foi palco de festas, cafés da manhã, almoços, jantares, coquetéis, festa oficial da ILTM e muitas outras reuniões sociais para expositores e compradores.

Global Forum

O Global Forum aconteceu na abertura da feira, no dia 2 de dezembro, no Grand Auditorium do Palais des Festivals. Com o tema Live full. Travel conscious, a ILTM Cannes debateu a necessidade de viajar com mais consciência, de modo que o turista assuma o protagonismo das grandes mudanças.

“O viajante consciente já não é mais uma tendência, é uma realidade.  Ele quer ter experiências com propósitos que combinem sustentabilidade, bem-estar, cultura, interação com a comunidade local e preservação ambiental”

Alison Gilmore, diretora de portfólio da ILTM

Passaram pelo palco do Grand Auditorium, no Global Forum, o economista Dr Kjell A. Nordström, Tamara Ingram ( J. Walter Thompson Company) e o médico Dr.Richard Carmona, que trouxeram suas visões e perspectivas sobre o tema.

Exposição

A feira ocupa os três andares do Palais des Festival. No primeiro, estão os órgãos de turismo dos países agrupados por continentes que trazem em seus estandes DMC’s, hotéis e outras empresas do setor. No segundo, estão as redes hoteleiras, que constroem verdadeiros lounges. E no último piso, estão os selos: The Leading Hotels of The World, Relais & Chateaux e Small Luxury Hotels, em áreas enormes em que agrupam seus associados!

Lounges das redes hoteleiras:

Eu adorei o estande empresa Iceland Luxury que, além de criativo, era totalmente sustentável. Ele foi feito de plásticos que são recolhidos dos oceanos. Mandaram muito bem!!!!

O tema viagens conscientes também inspirou o RETREAT – uma área de descanso para os participantes relaxarem com massagens realizadas pelo Six Senses, aulas de Yoga Nidra, que promovem descanso e relaxamento profundo, e sessões de reiki promovidas pelo Canyon Ranch.

Também havia a área Six Senses Earth Lab – para os participantes fazerem o seu próprio esfoliante para a pele, e o Eat with Six Senses – para tomarem um suco reenergizante.

Futuro das viagens de luxo

Qual será o futuro das viagens de alto padrão? Quem são os novos viajantes de luxo e o que eles buscam em suas viagens?  Onde as redes hoteleiras de luxo irão desembarcar nos próximos anos? Esses foram alguns dos assuntos abordados durante a ILTM Cannes 2019.

As viagens conscientes, o engajamento com comunidades locais, a sustentabilidade, a redução do plástico de uso único, a cultura e o bem-estar são pautas para a maioria das marcas de viagens de luxo e para o viajante da nova década.  

Há uma necessidade de repensarmos as nossas escolhas quando organizarmos uma viagem. Qual o propósito da empresa (rede hoteleira, hotel, companhia aérea,…….) , o quanto ela é sustentável e se preocupa com o meio ambiente, se está comprometida com a comunidade local, são algumas das questões que precisamos, sim, nos preocupar! E, se for necessário, questionar!!!!

Afinal, nós (viajantes) somos os protagonistas das grandes mudanças.

Leia também:

As novidades das redes hoteleiras de luxo para 2020

Quem são os novos viajantes de luxo?

Fotos: Alessandra Leite e Divulgação (cerimônia de abertura)

Perfil

por Alessandra Leite

Editora do hotelnewstraveller.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:
What's on

Como escolher um hotel em tempos de pandemia

A hotelaria está retomando as atividades, mas devemos ficar atentos a alguns detalhes

What's on

Marriott disponibiliza fundos virtuais para videoconferências

Reuniões virtuais em tempos de isolamento social